Nas últimas semanas, o que movimentou a opinião pública foi a questão da liberdade de expressão e de imprensa. No Brasil, a censura acabou sendo protagonizada por membros do Supremo Tribunal Federal (STF).

No Maranhão, no último fim de semana, o protagonista contra a imprensa foi o deputado estadual Duarte Júnior (PCdoB). Em evento de Direito, o parlamentar fez duras críticas a blogs. Sem citar qualquer blogueiro, Duarte disse que os veículos se sustentam com fake news.

Ontem, na sessão da Assembleia Legislativa, o comunista até tentou se redimir das críticas, mas acabou mesmo confirmando tudo o que disse aos presentes na palestra. Ele chegou a dizer que liberdade de imprensa deve ser somente para jornais.

O fato é que, para uma grande parcela dos homens públicos, a liberdade de imprensa parece dever existir somente até o momento em que não há críticas, questionamentos ou veiculação de notícias que desagrade.

O fato é que o “crivo” que rotula as fake news não deve generalizar os blogueiros que atuam como divulgadores de notícias. Há jornalismo sério e blogs que o fazem com ética e responsabilidade. Isso deve valer tanto nacionalmente quanto aqui no Maranhão.

Estado Maior