A expressão “carão” é muito usado no Maranhão, principalmente quando os mais velhos davam uma bronca nos mais novos, exatamente como aconteceu nesta quarta-feira (24), na Assembleia Legislativa.

Utilizando a Tribuna do parlamento estadual, o deputado estadual Zé Gentil (PRB) deu um verdadeiro “carão” no colega bem mais novo, mas infelizmente com práticas antigas reprováveis, Duarte Júnior (PCdoB).

Zé Gentil criticou a postura de Duarte no episódio do lançamento do RG+, que já na sua criação houve acusação de plágio por conta de Gentil a Duarte, mas houve um “acordo” e o primeiro ficou como autor e o segundo como coautor.

No entanto, Gentil entendeu que Duarte utilizou o PROCON, comandado pela sua namorada, Karen Barros, para lhe “passar a perna”, deixando-lhe fora do lançamento do programa. Gentil reclamou e deixou claro que nem reconhece a coautoria de Duarte.

“O Duarte senta ao meu lado, mas fez o lançamento do RG+ aqui em São Luís e não me convidou. Embora ele coautor, que para mim não existe isso nesta Casa de coautoria, ele como coautor, que se diz, fez o lançamento. Ele apenas subscreveu junto comigo. Lamento que na festa que você promoveu, disse à sociedade que o projeto era seu. Eu fico temeroso, daqui para frente, de ter vários problemas dessa natureza”, afirmou.

Zé Gentil pediu respeito a sua idade, seu tempo de parlamento e principalmente uma postura digna de deputado estadual, sem repetir essa ações lamentáveis.

“Eu jamais utilizei o meu mandato como trampolim para conquistar outras coisas previstas na minha vida, jamais faria isso. E espero que Vossa Excelência reveja isso, o erro que cometeu aqui nesta Casa, porque a sociedade sabe, a sociedade viu, os jornais publicaram e sabem que o projeto foi meu”, finalizou.

Culpa da Assembleia – Duarte Júnior foi a Tribuna responder a Zé Gentil, mas utilizou um tom mais ameno, mas responsabilizou a Assembleia Legislativa pela polêmica no lançamento do RG+.

“Eu fui convidado pela presidência desta Casa a me fazer presente no evento. O Alexandro Monteiro, chefe de gabinete da Presidência, me designou para ir a esse evento”, sintetizou, transferindo a responsabilidade.

No entanto, vale relembrar que com menos de 100 dias como deputado estadual, Duarte Júnior (PCdoB) já foi acusado de plágio de projetos de lei e/ou lei de três deputados – César Pires, Neto Evangelista e Zé Gentil – e do ex-deputado Carlos Amorim.

Isso sem falar no caso envolvendo o Castramóvel, adquirido com recursos de uma emenda do ex-deputado Victor Mendes, mas que Duarte Júnior tentou aparecer mais do que quem efetivamente fez o momento acontecer.

Tomara que o episódio faça Duarte Júnior refletir mais nas suas ações, até porque está prejudicando inclusive a atual comandante do PROCON, mas isso é assunto para uma outra postagem.

É aguardar e conferir.