O deputado estadual César Pires (PV) protocolou, nesta segunda-feira (15), requerimento pedindo a convocação do presidente da EMAP (Empresa Maranhense de Administração Portuária), Ted Lago.

César Pires justifica a convocação no requerimento, que foi lido na Sessão Ordinária desta segunda, que “Ted Lago preste esclarecimentos sobre as denúncias do inquérito da Polícia Federal sobre o descumprimento do Convênio de Delegação”.

Na semana passada, César Pires levou à Tribuna da Assembleia Legislativa o assunto e definiu como gravíssimo o relatório assinado pelo delegado da Polícia Federal, Diego Melo de Almeida, na conclusão do inquérito 273/2016, instaurado em abril de 2016 e relatado em fevereiro deste ano.

Segundo o relatório, a PF constatou indícios de fraude na execução e na fiscalização dos serviços contratados com as empresas Jan de Nul do Brasil Dragagem Ltda e Fotogeo, denunciados pelo ex-funcionário da Emap, José Ribamar Câmara Pinto. De acordo com as investigações, a Fotogeo não realizou o trabalho pelo qual recebeu R$ 1,5 milhão, que era fiscalizar o trabalho da Jan de Nul, contratada por R$ 62,1 milhões.

Agora é aguardar e conferir a votação da convocação de Ted Lago.