O deputado estadual Arnaldo Melo (MDB), que é médico, conseguiu a aprovação de um projeto de sua autoria, extremamente importante para as famílias maranhenses.

Foi aprovado nesta quarta-feira (10), por unanimidade, o Projeto de Lei nº 131/2019, que torna obrigatória a realização dos testes do reflexo vermelho (Teste do Olhinho) em todos os hospitais e maternidades para crianças recém-nascidas em todo o Maranhão.

O Teste do Olhinho é fundamental para detectar várias doenças, em todos os recém-nascidos, nas primeiras horas de vida. Mais urgente ainda no caso dos bebês prematuros, pois detecta alteração nos vasos sanguíneos que se não tratadas em tempo hábil, podem gerar perda da visão irreversível.

O próprio Arnaldo Melo fez questão de lembrar que o Teste do Olhinho já é obrigatório em São Luís, mas a partir de agora, após a aprovação do projeto de Melo, o teste passará a ser realizado em todo o Maranhão.

De maneira simples, Arnaldo Melo ainda fez questão de dividir os louros da importante iniciativa com o oftalmologista Álvaro Botentuit.

“Eu quero deixar registrado que a iniciativa desse importante projeto, é do Doutor Álvaro Botentuit, um oftalmologista jovem, muito estudioso, aqui de São Luís e que inclusive é professor da Universidade Federal do Maranhão. Ele e sua equipe nos procuraram para que encaminhássemos esse projeto em razão da importância que é o exame nos olhos de todos os recém-nascidos em maternidades municipais, estaduais ou federais do Maranhão, para que, nos 30 primeiros dias, os eventuais problemas sejam diagnosticados”, declarou Arnaldo Melo.

Uma iniciativa importante do deputado Arnaldo Melo e que pode ajudar muitas famílias maranhenses.