Enquanto o governador Flávio Dino segue palestrando em Harvard, alguns outros políticos, na contramão do comunista, seguem preocupados e tentando ajudar as vítimas das fortes chuvas que seguem caindo em todo o Maranhão.

As cidades maranhenses de Boa Vista do Gurupi, Formosa da Serra Negra e Bacurituba – que registram enchentes a partir da elevação do nível de rios causada pelas chuvas – terão assistência da Secretaria Nacional da Defesa Civil. A ação somente foi possível a partir de iniciativa do deputado federal Aluisio Mendes (PODE), que procurou pessoalmente na quinta-feira (5) o gestor responsável pelo grupo de apoio federal, Alexandre Lucas, em Brasília.

A ideia de Aluisio Mendes foi buscar recursos em especial para as vítimas de alagamentos nas cidades atingidas. A pedido do parlamentar maranhense, o gestor da Defesa Civil assegurou que as localidades terão os estados de calamidade decretados. A partir daí, os nomes dos municípios serão incluídos no Sistema Integrado de Informações Sobre Desastres para a execução das ações práticas.

Para Aluisio, a principal meta no momento é garantir a assistência básica aos atingidos pelas enchentes. “ A Defesa Civil se mostrou proativa e acredito que os municípios atendendo aos critérios do sistema da Defesa Nacional serão assistidos em breve”, ressaltou o deputado.

Mesmo com os cortes nos gastos da Defesa Civil – um dos serviços mais atingidos na atual gestão – Aluisio viabilizou os recursos para o estado. Novos valores ao serviço deverão ser incluídos no orçamento e o assunto será discutido, a partir de sugestão do deputado, nos futuros encontros da Comissão de Orçamento do Congresso. Dados apontam que as fortes chuvas serão registradas no estado até o fim deste mês.