O jogo político-eleitoral nunca tem trégua nos bastidores. No Maranhão, as movimentações para as eleições de 2020 começaram ainda durante a composição das alianças para 2018. Após o resultado do pleito, as conversas ficaram mais intensas.

São Luís, claro, é o foco principal das articulações. Pela Prefeitura da capital, já há nomes e muitos movimentos sendo feitos.

A maioria vem do grupo do governador Flávio Dino (PCdoB). Pelo menos cinco já foram postos como possíveis candidatos.

E se o cenário atual seguir até o próximo ano é vantagem para o grupo comunista querer toda sorte de candidatos a prefeito.

Até mesmo aqueles que poderão ter a mesma função de Ednaldo Neves, em 2012, para garantir a vitória de Edivaldo Júnior (PDT).

Pela oposição, o nome é do deputado estadual Adriano Sarney (PV). Apesar de não confirmar se será realmente candidato, o parlamentar garante que o seu partido entrará na disputa eleitoral em São Luís.

Existe ainda Eduardo Braide, que, assim como Eliziane Gama em 2016, é posto como um nome certo e com vantagens que possam garantir sua vitória. Resta saber se o deputado federal trilhará caminho diferente de Gama para não definhar e ir derretendo durante a campanha eleitoral até amargar uma quarta colocação, ficando com menos de dois dígitos no percentual de votação.

Estado Maior