Durante a semana, a Assembleia Legislativa do Maranhão recebeu a visita de cortesia do presidente da UNALE (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais), deputado Kennedy Nunes (PSD-SC).

O presidente da UNALE, entre outros assuntos, deixou claro em conversa com deputados maranhenses e em entrevista à imprensa, a importância das emendas impositivas para a independência e o bom funcionamento dos parlamentos.

Kennedy Nunes disse que em Santa Catarina as emendas impositivas já existem, lá todos os deputados recebem algo em torno de R$ 7 milhões em emendas, sendo que 50% desse valor precisam ser destinados para a Saúde, 25% para Educação e o restante fica a critério de cada parlamentar.

Aqui no Maranhão, o deputado estadual César Pires (PV) já tentou em duas oportunidades aprovar as emendas impositivas, mas não logrou êxito.

Apesar dos dois insucessos, um no Governo Roseana e outra no Governo Flávio Dino, César Pires ainda não desistiu da aprovação das emendas impositivas e pretendem reapresentar uma nova PEC (Proposta de Emenda à Constituição) sobre o assunto.

César Pires sabe que dificilmente conseguirá a aprovação sem o aval do presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto (PCdoB) e principalmente do governador Flávio Dino (PCdoB). A relação com Othelino é a melhor possível e o presidente tem deixado claro que respeitará, como sempre tem feito, a vontade dos deputados.

No entanto, a maior dificuldade seja convencer o governador a aceitar uma independência maior do parlamento e que isso seja feito através de um deputado oposicionista.

O próprio César Pires, mesmo sendo oposicionista, segue acreditando na boa vontade do governador, mas também deixou claro que não existe nenhuma vaidade pessoal, o mais importante é aprovação da PEC.

“Não quero acreditar que exista essa indisposição do governador apenas por eu não ser da base governista. É muito pequeno tirar essa PEC das minhas mãos para entregar para um governista, principalmente para quem almeja disputar uma eleição para Presidente da República. De qualquer forma, se essa for a razão, eu abro mão, pois não existe a vaidade pessoal, mas sim uma necessidade de beneficiar mais o povo. O presidente da UNALE deixou claro que as emendas impositivas acabam sendo um link entre o que prometemos na campanha e o que podemos realizar com o dinheiro do Estado”, afirmou César Pires ao Blog do Jorge Aragão.

Agora é aguardar e conferir, pois, ao que parece, cada vez mais aumenta o número de deputados que entendem que a aprovação das emendas impositivas é um caminho natural para todos os parlamentos, incluindo a Assembleia Legislativa do Maranhão.