Muitos políticos se elegeram com um discurso de fazer uma nova política, mas alguns infelizmente ficaram apenas no discurso, não levaram para a prática a teoria demonstrada durante a campanha eleitoral.

O Blog do Gilberto Leda confirmou nesta quarta-feira (27), que dois deputados federais de primeiro mandato – Márcio Jerry (PCdoB) e Bira do Pindaré (PSB) -, ambos do grupo político do Governador Flávio Dino (PCdoB), requisitaram o auxílio moradia da Câmara Federal (veja aqui).

O auxílio pago aos parlamentares custa R$ 4.253,00. Segundo o Portal da Transparência da Câmara Federal, têm direito ao auxílio-moradia todos os deputados que não conseguirem ocupar um apartamento funcional em Brasília.

Sendo assim, fica claro que não existe nenhuma ilegalidade nos atos de Márcio Jerry e Bira do Pindaré. No entanto, é preciso ressaltar que dos deputados novatos, os dois foram os únicos que solicitaram o auxílio-moradia. Os deputados Marreca Filho e Pastor Gildenemyr ficaram com apartamentos funcionais.

Os outros seis deputados novatos – Eduardo Braide, Edilázio Júnior, Pedro Lucas, Gil Cutrim, Júnior Lourença e Josimar de Maranhãozinho – não receberam nenhum apartamento funcional e também não solicitaram o auxílio-moradia da Câmara Federal.

Inegavelmente a maioria dos deputados novatos deram bons exemplos, pena que nem todos resolveram seguir.

Em tempo: em contato com o Blog, o deputado Márcio Jerry afirmou que já solicitou e está aguardando a liberação de um apartamento funcional que tem direito. O problema é que a quantidade de deputados é maior que a quantidade de apartamentos. Enquanto aguarda, Jerry resolveu solicitar a verba do auxílio-moradia a que tem direito.