É claro que ainda falta muito tempo para as eleições de 2020, mas o assunto veio à tona nesta semana com a decisão anunciada do secretário de Educação do Maranhão, Felipe Camarão, de não disputar a Prefeitura de São Luís.

Além de ser extremamente bem avaliado e apontado por muitos como o nome mais forte dentro do grupo do governador Flávio Dino, para enfrentar Eduardo Braide – favorito para a disputa -, Camarão tinha uma outra grande vantagem. O nome de Felipe Camarão poderia ser um nome de consenso entre Dino e o atual prefeito da capital, Edivaldo Júnior.

O grupo de Flávio Dino ainda tem outros nomes, como: Duarte Júnior (PCdoB), Bira do Pindaré (PSB), Neto Evangelista (DEM), entre outros. Já o PDT e o próprio Edivaldo também possuem nomes, como: Osmar Filho (PDT) e Pedro Lucas (PTB).

No entanto, o Blog teve acesso a um levantamento feito recentemente pelo grupo de Flávio Dino e ficou comprovado que mesmo com uma boa quantidade de candidatos, estratégia que deve ser usada pelos comunistas, será necessário a entrada na disputa de alguém com mais recall nas eleições municipais.

E é exatamente aí que surge o nome de Eliziane Gama. Candidata por duas vezes a prefeita de São Luís, a atual senadora é apontada como o nome capaz, neste momento, de evitar uma vitória de Eduardo Braide no primeiro turno. Além disso, Eliziane também seria um nome de fácil consenso entre Dino e Edivaldo.

O curioso é que quando o Blog levantou o assunto, no mês passado (reveja aqui), alguns asseclas e políticos ligados ao grupo comunista reagiram, mas agora percebem a importância de Eliziane na disputa.

O problema é convencer a senadora a abrir mão do mandato de oito anos, principalmente com o seu bom início no Senado Federal, para disputar e assumir a Prefeitura de São Luís.

É aguardar e conferir.