No Brasil é quase sempre assim, é preciso que a tragédia aconteça para que algumas autoridades comecem a tomar providências. No Maranhão, o que estamos vendo é algo bem semelhante na cidade de Pinheiro, diante da Barragem do Pericumã.

Depois da tragédia de Brumadinho e das fortes chuvas que alcançaram Pinheiro, foi que boa parte dos políticos começaram a demonstrar preocupação com a Barragem do Pericumã.

O prefeito da cidade, Luciano Genésio, somente agora, depois de dois anos como gestor público é que começou a buscar auxílio do Governo Federal e parece que só teve a iniciativa depois que soube que o deputado estadual Leonardo Sá foi a Brasília para pedir apoio ao ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, para a recuperação da barragem.

Até mesmo porque anteriormente, quem teve a iniciativa de brigar e conseguir recursos para a Barragem do Pericumã foi o ex-deputado federal Victor Mendes. Inclusive o ex-parlamentar utilizou as redes sociais para divulgar um vídeo sobre o assunto.

“Não custa nada lembrar os amigos de Pinheiro. Eu tentei e visei, tenho consciência que fiz minha parte”, escreveu Victor Mendes nas redes sociais, ao divulgar o vídeo.

No vídeo, aparece o governador Flávio Dino confirmando que recebeu a emenda do Governo Federal para a recuperação da barragem, mas infelizmente nada foi feito, pois por total irresponsabilidade da gestão comunista, o projeto não foi executado e o recurso devolvido. Veja abaixo.

Resta saber agora, se uma tal Frente Parlamentar para Fiscalização das Barragens e Comportas no Estado do Maranhão, idealizada pela deputada estadual Thaiza Hortegal, esposa do prefeito Luciano Genésio, terá coragem de cobrar a responsabilidade do governador Flávio Dino, diante desse episódio da Barragem do Pericumã ???

Pelo visto, melhor fez o deputado Leonardo Sá, que ao invés de fazer média com a população, foi efetivamente com quem pode resolver imediatamente o problema, o Governo Jair Bolsonaro, através do Ministério de Desenvolvimento Regional. Uma vez que o Governo Flávio Dino conseguiu perder os recursos viabilizados pelo deputado Victor Mendes e a Bancada Federal do Maranhão.

É simples assim.