Apesar da disputa de três partidos – PP, PR e DEM – pela SEDES (Secretaria de Desenvolvimento Social), a vaga deverá ficar com o deputado estadual Márcio Honaiser (PDT). A confirmação oficial deverá vir nos próximos dias pelo governador Flávio Dino (PCdoB).

Entretanto, Honaiser e Marcelo Tavares (Casa Civil) não serão os dois únicos deputados estaduais que irão deixar a Assembleia Legislativa. A deputada Ana do Gás (PCdoB) será a titular da Secretaria da Mulher no Governo Flávio Dino.

A “engenharia política” é para que possam ser abertas mais duas vagas no parlamento estadual. Com isso os suplentes Ariston Ribeiro (AVANTE), ligado ao prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, e o ex-prefeito de Codó, Zito Rolim (PDT), irão assumir vagas na Assembleia Legislativa.

Já os partidos que estavam disputando a SEDES, irão ser contemplados com outras pastas.

O PP deverá indicar o nome do novo secretário de Meio Ambiente. Pelas informações obtidas pelo Blog, o indicado será o irmão do deputado federal e presidente do PP no Maranhão, André Fufuca.

O PR deverá ser contemplado com a Secretaria de Agricultura. A indicação será feita pelo presidente da legenda no Maranhão, o deputado federal Josimar de Maranhãozinho.

A situação mais emblemática é a do DEM, pois o partido ainda almeja uma pasta, mas o problema é que o governador Flávio Dino já contabiliza na conta da legenda a Secretaria de Educação, cujo titular é Felipe Camarão, e agora a Secretaria de Esporte, com Rogério Cafeteira.

No entanto, o DEM entende que as duas indicações, tanto Camarão quanto Cafeteira, não partiram do partido e sim de escolhas pessoais do próprio Flávio Dino.

As modificações devem ser concluídas até o fim da semana que vem.

É aguardar e conferir.