No uso da tribuna na sessão ordinária desta quarta-feira (13), o deputado Leonardo Sá (PR), falou sobre a necessidade da conclusão em urgência do centro de hemodiálise que está há mais de um ano sendo construído em Pinheiro, e protocolou uma indicação na Assembleia Legislativa pedindo a conclusão do centro.

O centro de hemodiálise atendera pacientes com doenças renais crônicas e agudas da cidade de Pinheiro e de toda região da Baixada, oferecendo o tratamento que muitos pacientes buscam na capital, tendo que arcar com despesas de deslocamento e hospedagem.

Em seu discurso Leonardo Sá destacou a importância da conclusão do centro.

“A grande maioria das pessoas que necessitam de hemodiálise são de famílias humildes que acabam tendo que se deslocar até São Luís, enfrentando filas de marcação nos hospitais e o cansaço da viagem, alguns tendo que voltar no mesmo dia por falta de condições e locais de hospedagem aqui na capital. Fazendo uma análise dos pacientes de Pinheiro, vemos que só a passagem de Pinheiro para cá custa 50 reais pelo ferry, sendo 100 reais ida e volta, custo altíssimo para alguns pacientes que fazem esse trajeto 3 vezes por semana, sendo ainda mais caro para pacientes de outras cidades mais longes”, ressaltou.

Vale lembrar que por causa da falta de centros de hemodiálise no Maranhão, alguns maranhenses já perderam a vida, o que fez com que o Governo Flávio Dino fosse destaque negativo nacionalmente na mídia. Desde o início da gestão comunista é esperado a construção de sete novos centros de hemodiálise, mas até agora nenhum foi entregue, mesmo com mais de quatro anos de governo.

É aguardar e conferir.