Como toda Casa legislativa, a Assembleia é o local para debate, discussão entre oposição e situação. Mas nem todo mundo que entrou agora, parece saber como funciona o jogo, e logo na primeira sessão isso já ficou claro.

Enquanto Duarte Júnior mais pareceu um elefante em loja de cristal, já se indispondo com colegas, vê-se em outros deputados uma postura diplomática, mais de acordo com os princípios do parlamento.

Além do próprio presidente Othelino Neto, que é conhecido pela boa relação com todos os deputados, inclusive os oposicionistas, Márcio Honaiser, por exemplo, mostrou em seu discurso como deve ser norteada a atividade parlamentar.

“Asseguro-lhes que as nossas divergências ocorrerão única e exclusivamente no campo das ideias e das convicções, nunca no campo pessoal. Estejam certos de que sempre estarei ao lado dos senhores em defesa da imagem da instituição como palco das legítimas e reais reivindicações da população maranhense”, disse o também estreante, conhecido nos bastidores pelo perfil conciliador.

Dentro da mesma base em apoio ao governo, percebe-se posturas tão distintas e já mostram que o governador Flávio Dino precisa ficar de olho nos novatos, vendo quem mete os pés pelas mãos e quem sabe o que está fazendo.

É aguardar e conferir.