O clima está tenso na cidade de Matões e a população resolveu fazer um protesto na BR-135 por conta do eventual “fechamento” do Hospital Geral de Matões, mantido pelo Governo Flávio Dino.

Na manhã desta sexta-feira (1º), inexplicavelmente, os atendimentos no Hospital Geral de Matões foram suspensos, após uma determinação da EMSERH.

A situação acabou gerando descontentamento geral da população, pois a informação repassada é que o Hospital Geral de Matões teria sido fechado e os seus servidores seriam demitidos. O Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Maranhão emitiu Nota sobre o episódio (veja aqui).

Por conta dessa lamentável situação, a população resolveu protestar e acabou ateando fogo em pneus, bloqueando assim a BR-135.

O secretário de Saúde do Maranhão, Carlos Lula, nas redes sociais, negou o fechamento total do hospital, disse apenas que foi fechado para uma reforma, mas não comentou sobre as possíveis demissões.

Carlos Lula ainda disse que “Para garantir a continuidade do atendimento aos pacientes da unidade, já realizamos o referenciamento dos mesmos para os hospitais localizados nas cidades de Alto Alegre do Maranhão, Peritoró e Chapadinha”, finalizou.

A Unidade Avançada do Hospital Geral Tarquínio Lopes Filho, no município de Matões do Norte, foi inaugurada em dezembro de 2014. O Hospital Geral de Matões foi construído para ser referência no tratamento de traumas e cirurgias emergenciais, abrangendo cerca de 14 municípios da região.