Além dos 42 deputados estaduais, os 18 deputados federais e dois senadores eleitos em 2018 no Maranhão, também tomam posse nesta sexta-feira, 1º de fevereiro. Os deputados federais eleitos para a 56ª legislatura da Câmara dos Deputados serão empossados, às 10 horas, em sessão no Plenário Ulysses Guimarães, em Brasília.

Dos 18 deputados federais eleitos no Maranhão, 10 são novatos e assumem pela primeira vez na Câmara dos Deputados. Após a posse, teremos a eleição para a Mesa Diretora e o atual presidente, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que busca a reeleição, é o favorito para seguir na presidência da Casa.

No Senado, os dois eleitos Weverton Rocha (PDT) e Eliziane Gama (PSB), também assumem pela primeira vez. Dos 54 senadores que tomarão posse (dois por estado), 46 não estavam no Senado em 2018, dentre eles, os dois do Maranhão.

A cerimônia de posse no Senado está marcada para as 15h, e logo depois acontece a eleição para definir o novo presidente da Casa, já que o atual (Eunicio Oliveira) nem se reelegeu, e os demais integrantes da Mesa. A disputa para o Senado segue indefinida.