Faltando um dia para a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, a oposição vem protagonizando uma disputa por um dos cargos. Os emedebistas Arnaldo Melo e Roberto Costa ainda não chegaram a um consenso sobre quem deverá ocupar a 4ª vice-presidência da Casa, único espaço destinado à oposição.

Arnaldo Melo tenta se viabilizar dentro da oposição, que tem ainda Adriano Sarney (PV) e César Pires (PV). O outro membro do PV, Rigo Teles, está mais próximo de Roberto Costa, que tenta junto aos governistas conseguir este espaço.

O fato de os dois deputados do PV preferirem Arnaldo Melo é em decorrência da postura de Roberto Costa na legislatura que se encerra hoje. Por quatro anos, Costa votou a favor de propostas do governo Flávio Dino, mesmo com toda a oposição batendo de frente.

Então, para os oposicionistas, com Roberto Costa, a base governista estaria confortável na Mesa Diretora da Casa. Além disso, o deputado evoca uma situação que ocorreu na legislatura que se iniciou em 2015 e envolve a filha de Arnaldo, Nina Melo. Segundo Costa, ele abriu mão de uma vaga na Mesa Diretora para dar espaço para a deputada.

Mesmo assim, Arnaldo Melo não pensa em abrir mão do espaço devido a isso e assim o consenso vai ficando longe de existir.

Caso não cheguem a um consenso, os emedebistas vão para a votação somente deste cargo. O presidente Othelino Neto ainda tenta um acerto para que a chapa, na eleição de amanhã, seja aclamada sem qualquer aresta.

Reunião – Uma prova de que o presidente da Assembleia Legislativa tenta o consenso foi a reunião de ontem que teve com os deputados Arnaldo Melo, Adriano Sarney e César Pires.

Os parlamentares conversaram sobre a vaga na Mesa Diretora para assim chegar a um acordo para evitar que a disputa não vá para o plenário acerca da escolha do 4º vice-presidente.

Por enquanto, não há sinais de que o impasse será resolvido, já que Roberto Costa garante que não abre mão da vaga na Mesa da Assembleia.

Apoios – Se Arnaldo Melo for para a disputa voto a voto, o mais provável é que ele perca, já que Roberto Costa tem preferência de membros da base governista.

É devido a isso que o deputado reeleito não quer abrir mão da vaga para o correligionário, que já foi presidente da Assembleia por duas vezes e governador por um mês.

Mas é bom que fique claro: Arnaldo Melo também tem buscado apoio de governistas para garantir espaço. Só não tem dado muito certo.

Estado Maior