Nesta quarta-feira (30), teremos a eleição para a FAMEM e após uma reunião com o governador Flávio Dino, a disputa, que seria entre os prefeitos de Tuntum, Cleomar Tema (atual presidente) e Igarapé Grande, Erlânio Xavier, foi abortada.

Tema abdicou da disputa e será o presidente de honra da entidade e graças a sua articulação em Brasília, será também será o interlocutor da entidade na capital federal. Já Erlânio Xavier será aclamado como novo presidente da FAMEM para o biênio 2019/2020.

Entretanto, não se pode negar que a vitória de Erlânio Xavier, do PDT, é mais uma vitória e fortalecimento do partido e do seu comandante no Maranhão, o senador eleito Weverton Rocha.

A vitória na FAMEM é mais um espaço de poder ocupado pelo PDT e consequentemente por Weverton, que já saiu das eleições de 2018 como grande vitorioso, pois além de derrotar os candidatos da Oposição, Sarney Filho (PV) e Edison Lobão (MDB) – favoritos para a disputa – Weverton ainda teve mais votos que o próprio governador Flávio Dino.

Erlânio é um dos principais aliados de Weverton, homem de confiança e agora passará a ocupar uma posição estratégica no jogo político. Além disso, o PDT conseguiu a maior bancada da Assembleia Legislativa do Maranhão e elegeu ainda o presidente da Câmara de Vereadores de São Luís, Osmar Filho.

Ou seja, apesar de não comentar o assunto abertamente, Weverton vai construindo e consolidando sua candidatura ao Governo do Maranhão em 2022, passando ainda pelo importante pleito municipal de 2020, mas isso é outro assunto, que será abordado em outra postagem.

É aguardar e conferir.