Como era esperado, o Governo Bolsonaro, mesmo com 48 horas, segue sendo vítima de Fake News e/ou informações totalmente distorcidas, como o exemplo mais recente do aumento do salário mínimo.

O presidente Jair Bolsonaro confirmou que o novo salário mínimo será de R$ 998, só que ficou abaixo dos R$ 1.006 aprovados pelo Congresso Nacional. O que foi o suficiente para o novo governo ser alvo de uma série de inverdades por parte de alguns que insistem em uma política sórdida.

Inicialmente, é preciso dizer que o reajuste não chegou ao teto calculado pelo Congresso Nacional, pelo fato da diminuição da expectativa de inflação. Além disso, é necessário que seja reconhecido que o aumento em 2019 é o primeiro aumento real nos últimos três anos.

O salário mínimo é corrigido por lei e leva em consideração a inflação no ano anterior, calculada pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), e o PIB de dois anos antes. No cálculo do valor para 2019, a inflação apurada na edição do decreto deve ficar menor do que o índice levado em consideração quando o Orçamento foi aprovado pelo Congresso.

O texto do Legislativo considerou uma expectativa de que o INPC ficaria em 4,2% em 2018, mas a mediana da mais recente projeção de analistas ouvidos pelos Banco Central estima 3,5%.

Vale lembrar que em 2018, o reajuste ficou abaixo da inflação de 2017. Foi a menor correção aplicada ao salário mínimo desde 1995, primeiro ano após a criação do Real.

Mas isso para alguns não é interessante informar…