Nesta quarta-feira (12), a Assembleia Legislativa irá votar o Orçamento de 2019, que é o primeiro ano do segundo mandato do governador reeleito Flávio Dino (PCdoB).

Entretanto, na tal peça que será analisada pelos deputados estaduais, não existe qualquer menção, mínima que seja, de uma proposta feita pelo comunista ainda em 2014, quando sonhava em se tornar governador, que é a PEC 300.

Flávio Dino, quando era deputado federal, foi um dos parlamentares maranhenses que mais defendeu a PEC 300 (cujo objetivo era equiparar o salário dos policiais militares de todo o Brasil com o de Brasília, maior salário do país). Em rápida pesquisa nas redes sociais (veja), é fácil constatar as inúmeras manifestações do comunista favorável ao assunto. Veja abaixo apenas um pequeno exemplo, de novembro de 2009.

Quando era candidato em 2014, o comunista chegou a reafirmar sua intenção em melhorar as condições salariais dos policiais militares do Maranhão. Ema reunião realizada com a presença de representantes da categoria, Flávio Dino prometeu que assim que eleito fosse, enviaria para a Assembleia Legislativa a PEC para aprovação.

“Se até lá a gente não construir, primeiro, a gente precisa ganhar, claro, em a gente ganhando, se até lá vocês não acharem uma saída nacional, a gente constrói uma lá na Assembleia, nada impede”, prometeu Flávio Dino durante a reunião. Clique aqui e ouça o áudio com a promessa do comunista.

Só que passados quatro anos e prestes a iniciar o segundo mandato, Flávio Dino não dá nenhum indício que honrará com sua promessa. Ao contrário disso, pois o deputado estadual Sousa Neto, o parlamentar que mais lutou pelos militares nessa legislatura, não só cobrou coerência do governador, para cumprir sua promessa, como apresentou uma PEC na Assembleia.

No entanto, a base governista, por determinação do Palácio dos Leões, não assinou a PEC e a proposta não saiu do lugar.

Sendo assim, como estamos a véspera da votação do Orçamento 2019 e como recordar é viver, não custa nada perguntar: e a PEC 300, meu caro Flávio Dino ???