O PDT, partido que terá o maior número de deputados estaduais no Maranhão na próxima legislatura, deve oficializar nas próximas horas o apoio à reeleição de Othelino Neto (PCdoB) para comandar o parlamento estadual no biênio 2019/2020.

A decisão foi praticamente sacramentada em reunião dos pedetistas com o senador eleito e presidente da legenda no Maranhão, Weverton Rocha. Entretanto, ficou a ressalva que se alguém do partido quiser disputar a eleição teria esse direito assegurado, mas a tendência seria o partido confirmar apoio à reeleição de Othelino.

A ressalva ficou por conta da deputada estadual Cleide Coutinho, que, de certa forma, demonstrou interesse na presidência do parlamento estadual, mas já teria recuado diante dos inúmeros apoios que Othelino tem recebido.

O Blog do Jorge Aragão teve inclusive a informação que Othelino e Cleide Coutinho devem se reunir para definirem a aliança e após isso o PDT deverá oficializar apoio à reeleição do atual presidente. O partido ficaria com a 1ª Vice-presidência e outra vaga na nova Mesa Diretora.

A própria Cleide Coutinho e, principalmente, Glalbert Cutrim são cotados para os cargos. O nome de Rafael Leitoa também foi ventilado, mas Leitoa pode ser o novo Líder do Governo Flávio Dino, ele e Marco Aurélio (PCdoB) são os cotados para assumir a função que foi desempenhada por Rogério Cafeteira (DEM) no primeiro governo do comunista.

 

Mais apoios – Enquanto o PDT não oficializa o apoio à reeleição de Othelino, o atual presidente da Assembleia segue viabilizando novos apoios.

Somente nas últimas horas, Othelino já recebeu os apoios dos deputados reeleitos, Adriano Sarney (PV), Edson Araújo (PSB) e Ana do Gás (PCdoB).