Três dos maiores partidos do Brasil – PT, PSDB e MDB – perderam força nas eleições de 2018 aqui no Maranhão. As três legendas acabaram perdendo espaço para partidos ditos menores na Assembleia Legislativa, Câmara Federal e Senado Federal.

As maiores perdas para esses partidos foram constatadas justamente no parlamento estadual. Todos as três legendas perderam 50% dos seus representantes, ou seja, foram reduzidos a metade.

Em 2014, MDB, PSDB e PT elegeram respectivamente quatro, dois e dois deputados, mas agora em 2018, conseguiram eleger apenas dois, um e um.

Já na Câmara Federal, o PT, de 2014 para 2018, manteve um único representante na Bancada do Maranhão, mas o PSDB que elegeu dois em 2014, não elegeu nenhum parlamentar nestas eleições. O MDB maranhense também perdeu representante na Câmara Federal, pois em 2014 o partido elegeu três representantes e agora dois.

No Senado, a maior perda foi para o MDB, que perdeu os dois representantes que possuía. PSDB seguiu com um e o PT não elegeu nenhum.

Lembrando que o PSDB ainda perdeu a vaga de vice-governador, pois em 2014 Carlos Brandão pertencia a legenda.

Ou seja, a nova eleição no Maranhão não foi das melhores para os “gigantes” MDB, PT e PSDB.