Na política é sempre assim, se termina uma eleição, já se começa a pensar em outra. A próxima que deve impactar em uma grande disputa é para a Prefeitura de São Luís e, nesse momento, o leque de boas opções é grande.

Com Edivaldo Júnior (PDT) fora da disputa, pois é prefeito reeleito, caberá ao prefeito tentar fazer o seu sucessor. O nome que parece, nesse momento, ser o preferido de Edivaldo é do vereador e deputado federal eleito Pedro Lucas Fernandes (PTB). O petebista teve quase 33 mil votos e o segundo mais bem votado na capital.

Entretanto, no grupo de Edivaldo, mesmo grupo de Flávio Dino (PCdoB), existem pelo menos outros quatro nomes com possibilidades de disputa. Um deles é a senadora eleita Eliziane Gama (PPS), que já disputou a Prefeitura de São Luís em outras duas oportunidades. Além disso, Eliziane tem um trunfo que o seu primeiro suplente, o atual deputado federal Pedro Fernandes, pai de Pedro Lucas e isso poderia facilitar um entendimento.

Só que Eliziane não é a única opção desse grupo. O deputado estadual e federal eleito, Bira do Pindaré, teria aberto mão da disputa pelo Senado, para disputar em 2020 a Prefeitura de São Luís com o aval do governador. Bira foi o terceiro mais bem votado em São Luís com quase 30 mil votos.

Nestas eleições surgiu um nome novo, o do ex-diretor do PROCON, Duarte Júnior. A votação de Duarte em São Luís foi assustadora, teve quase 47 mil votos e foi o estadual mais bem votado na capital e isso lhe cacifou a, pelo menos, ter o nome posto na mesa de discussão.

O último nome é do atual secretário estadual de Educação, Felipe Camarão. Filiado ao DEM atualmente, Camarão ainda não foi testado nas urnas, mas é um nome leve e com handicap de ser um excelente gestor, o mais bem avaliado no Governo Flávio Dino. Camarão, que também já integrou a equipe de Edivaldo, pode ser um nome de consenso.

Favorito – Só que apesar de ter mais nomes e as forças das máquinas da Prefeitura de São Luís e do Governo do Maranhão, nesse momento, o nome favorito a vencer às eleições de 2020 na capital maranhense é de Eduardo Braide (PMN).

De novo, assim como foi em 2016, o deputado federal eleito Eduardo Braide saiu ainda mais forte das eleições deste ano. Foi segundo mais votado em todo o Maranhão e em São Luís saiu com uma votação destruidora, mesmo sem muita estrutura e na Oposição, Braide conseguiu quase 132 mil votos na capital maranhense.

Isso sem falar no deputado estadual Wellington do Curso (PSDB), que foi reeleito e na eleição de 2016 na capital maranhense ficou em terceiro lugar. Também é bem provável que surja outros nomes, quem sabe alguém com vínculo ao Grupo Sraney.

Alguns podem até achar cedo, mas é bom lembrar que 2020 está bem aí…