Pela segunda eleição consecutiva, o deputado estadual e deputado federal eleito, Eduardo Braide (PMN) saiu infinitamente maior do que entrou.

Em 2016, Braide iniciou a disputa pela Prefeitura de São Luís desacreditado, mas conseguiu chegar surpreendentemente ao Segundo Turno, chegando a liderar as pesquisas em determinado momento e saiu bem maior que entrou.

Na Assembleia Legislativa, principalmente após o pleito de 2016, Eduardo Braide aumentou o tom diante das mazelas e escândalos do Governo Flávio Dino. Com isso, o parlamentar seguiu ganhando capilaridade eleitoral em todo o Estado e teve seu nome cotado para a disputa do Governo do Maranhão.

Para muitos analistas políticos, a presença de Braide em uma eventual disputa para o Governo do Maranhão, não viabilizada por falta de unidade da Oposição, seria a certeza de Segundo Turno, aumentando as chances de derrota do governador Flávio Dino.

Como não foi para a disputa majoritária, Eduardo Braide decidiu encarar a disputa para a Câmara Federal. E novamente Braide surpreendeu a todos com uma votação expressiva em todos os aspectos.

Eduardo Braide foi o segundo mais votado em todo o Maranhão com 189.843 votos e o primeiro disparado em São Luís com estrondosos 131.553 votos.

A votação de Braide foi tão espantosa que ele sai da segunda eleição consecutiva infinitamente maior que entrou e conseguiu aumentar ainda mais seu recall para a disputa pela Prefeitura de São Luís em 2020 e também para o Governo do Maranhão em 2022.

É aguardar e conferir.