A polêmica pesquisa IBOPE, divulgada nesta semana, segue sendo contestada pela coligação “Maranhão quer Mais”, mas não somente pelos números divulgados, mas pelos absurdos cometidos pelo instituto para chegar ao resultado do levantamento.

Entretanto, como os mais velhos costumam dizer, há males que vem para o bem. No caso da pesquisa IBOPE, se tem algo de bom nessa patacoada é que ela sepulta uma mentira histórica dos opositores ao grupo Sarney.

Durante anos, eleição após eleição, os opositores do grupo Sarney sempre acusaram o IBOPE de manipular dados para favorecer os candidatos apoiados pelos Sarney.

Com essa pesquisa para lá de suspeita, que fatalmente prejudicou justamente a coligação “Maranhão quer Mais”, encabeçada pela ex-governadora Roseana Sarney (MDB), fica comprovado que o grupo Sarney jamais teve o poder de manipular tais dados, pois se tivesse, teria feito isso, ao invés de reclamar e divulgar Nota condenando a atitude do IBOPE.

Sendo assim, se ao longo da história o IBOPE acertou ou errou nas eleições do Maranhão foi por mérito e/ou demérito próprio, jamais por interferência alheia. Salvo se alguém acreditar que os comunistas conseguiram manipular a recente pesquisa divulgada nesta semana, afinal foram os mais beneficiados com as trapalhadas feitas.

Desta maneira, a polêmica e equivocada pesquisa IBOPE serviu para algo, sepultar uma mentira histórica.