Mais faltoso – De acordo com o levantamento exclusivo realizado pela ONG Ranking dos Políticos, que atua na fiscalização da gestão dos parlamentares brasileiros, aponta que os deputados federais e senadores do Maranhão faltaram 777 vezes nas sessões do Congresso entre 2015 e 2018. Do total de faltas, 204 delas não foram justificadas até o momento.

O mais ausente foi o deputado federal Junior Marreca (PEN), que faltou 94 vezes das 395 sessões realizadas. Por outro lado, o deputado Cleber Verde (PRB) esteve ausente apenas em três sessões, sendo uma delas justificada.

Lobão – O candidato ao Senado pelo PSDB, Alexandre Almeida, partiu para o ataque no candidato do MDB ao Senado, Edison Lobão. A nova chamada de Alexandre Almeida no horário eleitoral afirma que Lobão representa o velho no Senado Federal e afirma ainda que o senador está sendo investigado por corrupção.

Weverton – Já o candidato ao Senado pelo PDT, Weverton Rocha, utilizou as redes sociais para afirmar que ele seria o único candidato de Lula e do PT ao Senado no Maranhão. Como PT apoio a coligação encabeçada por Flávio Dino, a frase pareceu um recado direto para a também candidata ao Senado da chapa, Eliziane Gama (PPS).

Eliziane Gama votou pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e ainda pediu a quebra de sigilo bancário e telefônico do ex-presidente Lula. Por conta disso, os petistas maranhenses sempre fizeram questão de deixar claro que não irão apoiar Eliziane na disputa pelo Senado.

TRE-MA – O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão julgou nesta segunda-feira (17) os últimos registros de candidatura. Alguns julgamentos chamaram atenção. O ex-secretário de Saúde, Ricardo Murad, que pretende disputar uma vaga na Câmara Federal, teve seu registro negado, mas Ricardo já avisou que vai ao Tribunal Superior Eleitoral e seguirá com a campanha.

Já os candidatos a vagas na Assembleia Legislativa, Detinha (PR) e Leonardo Sá (PRTB), conseguiram reverter decisões anteriores e tiveram seus registros aprovados no pleno do TRE-MA.

Vacinação – A mobilização para que São Luís atinja a meta de imunização contra a poliomielite e o sarampo prossegue na capital até o dia 20 de setembro em todas as unidades básicas de saúde municipais. Dados da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), indicam que 88,5% das crianças já receberam a vacina antipólio e 88,3% foram vacinadas contra o sarampo, faltando pouco para chegar ao índice de 95% do público-alvo, preconizado pelo Ministério da Saúde. Em São Luís, a população a ser imunizada é de 61.080 crianças, na faixa etária de um ano a menores de cinco.