A foto do santinho de propaganda eleitoral revela um fenômeno que merece atenção dos analistas políticos e palpiteiros de plantão. Mesmo tendo sido preterido pelo governador Flávio Dino (PCdoB), o candidato a senador, Zé Reinaldo Tavares (PSDB), aparece em foto onde estão candidatos apoiados pelo Palácio dos Leões e o próprio chefe do Executivo estadual. Na foto, Tavares aparece ao lado de Weverton Rocha no lugar onde deveria estar a imagem da deputada federal e candidata ao Senado, Eliziane Gama.

O mesmo tem acontecido com candidatos do grupo da governadora Roseana Sarney. Zé Reinaldo aparece, ora, como a outra opção para quem vai votar no senador Edison Lobão. Ou em dobradinha no voto a Sarney Filho, já apelidada de “chapa Zezé” (Zé Reinaldo e Zequinha). O ex-governador aparece com trânsito livre, ao lado de diferentes candidatos ao Senado nos panfletos que simulam a urna eletrônica, independente de partido ou coligação política, uma espécie de “curinga”, dividindo a preferência das lideranças políticas de diversas regiões do Maranhão.

Avaliado como um candidato leve, sem o carimbo de comunista ou sarneyzista, Zé Reinaldo ainda leva a vantagem do voto de gratidão de dezenas de ex-prefeitos e líderes políticos por ter sido um governador municipalista. Em 2014, foi eleito com votos em 214 dos 217 municípios maranhenses, levando uma fatia considerável da preferência de diferentes eleitorados.

Historicamente, o voto para o cargo de senador no Maranhão costumava ser casado, com amplas possibilidades de vitória aos candidatos apoiados pela máquina pública. Mas pelos números das diferentes pesquisas realizadas a disputa permanece indefinida. Segundo o Ibope, 37% dos eleitores ainda não sabem em quem irão votar para o Senado. A pesquisa Exata aponta que 26% ainda não definiram seus candidatos.