Depois das convenções, concluídas no domingo (05), agora os partidos irão precisar oficializar o resultado das convenções. Ou seja, as legendas terão até o dia 15 de agosto, prazo final, para registrar as candidaturas na Justiça Eleitoral.

Já a partir do dia 16 de agosto, com as candidaturas registradas, passa a ser permitida a campanha eleitoral nas ruas. A partir desta data, os candidatos, partidos e coligações podem fazer comícios e usar equipamento de som fixo. Além de poder fazer a campanha em carros de som e usar alto-falantes ou amplificadores em suas sedes e comitês.

A Justiça Eleitoral terá até o dia 24 de agosto para concluir o plano de mídia da campanha eleitoral no rádio e na TV. Ou seja, dividir, de acordo com as coligações registradas, o tempo dos candidatos no horário eleitoral gratuito. Lembrando que a propaganda no rádio e TV terá início em 31 de agosto e vai até 04 de outubro.

Vale destacar que a campanha presidencial vai ao ar às terças, quintas e aos sábados, em dois blocos de 12 minutos e 30 segundos, às 7h e às 12h, em cadeia nacional de rádio, e às 13h e às 20h30, nas emissoras de TV. No mesmo dia também será veiculada a propaganda eleitoral dos candidatos a deputado federal.

Já a campanha para governador, senador e deputado estadual/distrital vai ao ar às segundas, quartas e sextas-feiras. No domingo não há horário eleitoral gratuito.

Por fim, a Justiça Eleitoral terá até o dia 17 de setembro para julgar todos os pedidos de registro de candidaturas que vão concorrer ao pleito de 2018.