Pré-candidato à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão (OAB-MA), Carlos Brissac promoveu, nesta quinta-feira (26), um evento que discutiu a importância da mulher no âmbito institucional da entidade. O encontro aconteceu no Executive Lake Center e contou com a presença de advogadas e advogados de vários segmentos.

Durante a conversa, foi franqueada a palavra aos participantes, que puderam propor ideias e apresentar opiniões e propostas sobre as políticas já existentes na instituição e como elas são postas em prática. Também foi elaborada uma ata com as proposições feitas. O objetivo do encontro foi fomentar o debate sobre a criação de mecanismos que ensejem o engajamento feminino.

Advogada há 14 anos no município de Balsas, Verissa Cabral afirma que a iniciativa de se impor frente às posturas de assédio e preconceito sofridas deve partir, principalmente, das próprias mulheres. “As advogadas precisam ter vontade de participar, e semear essa vontade é um desafio e é uma das coisas que devemos debater hoje. Como plantar a semente da vontade da participação?”, indagou a jurista.

Entre os temas abordados, alguns foram o acolhimento das advogadas no ambiente institucional, a proteção contra retaliações, a atenção ao tratamento em função da condição de ser mulher (a exemplo da gravidez), o incentivo da participação feminina na direção de palestras, aulas e capacitações em geral, o estímulo à participação nas diversas modalidades esportivas e maior atuação na defesa das prerrogativas.

“É necessário mapear e diagnosticar quais problemas enfrentamos hoje, mas, também, trazer soluções, ideias que sirvam posteriormente como propostas. É assim que eu conduzo minha caminhada. A mulher advogada precisa ter voz”, comenta Carlos Brissac, cujo mote da pré-candidatura tem sido frisar a representatividade na advocacia.