O governador Flávio Dino (PCdoB) tem se mostrado um ferrenho cobrador de impostos e aumentador da carga tributária do Maranhão, sacrificando empresários e a atividade econômica para garantir o custeio da máquina comunista recheada por camaradas locais e de fora do estado.

E agora o comunista maranhense é flagrado em mais um ranking negativo do aumento de impostos, revelado pelo jornal Folha de S. Paulo. O jornal revelou que alguns governadores – Flávio Dino entre eles – estão aumentando o valor do ICMS da gasolina para compensar a redução no preço do diesel.

E o resultado, fatalmente, será o aumento no preço do combustível para o consumidor final.

De acordo com o levantamento da Folha, depois da greve dos caminhoneiros, 15 estados resolveram aumentar o PMPF (Preço Médio Ponderado Final) da gasolina, para compensar a redução do ICMS do diesel, prometido pelo Governo Federal. Vale destacar que o ICMS é cobrado sobre o PMPF, que é definido pelas secretarias de Fazendas dos Estados.

O pior de tudo é que o comunista maranhense, sedento por impostos, usou de estratégia ainda mais covarde contra o consumidor: ao lado de Piauí e Pernambuco, o Maranhão é um dos três estados que apenas aumentaram a gasolina, mas sem reduzir o diesel.

Desde que assumiu o governo, em 2015, Flávio Dino mostrou que não teria pena do maranhense para garantir a arrecadação dos impostos. O comunista já aumentou o preço do ICMS da gasolina pelo menos duas vezes. Também aumentou preço do imposto da energia elétrica, dos transportes e de bens de consumo como bebidas. Agora, o Maranhão toma mais esta atitude, sem poder sequer justificar o aumento da gasolina.

E é preciso lembrar que Dino fez tudo isso, mesmo sabendo que precisaria enfrentar uma candidatura à reeleição em 2018.

Estado Maior