A Coluna Expresso da Revista Época confirmou que, durante o mês de julho, o Presidente da República, Michel Temer, fará duas viagens internacionais e por conta dessas viagens, os presidentes da Câmara Federal, Rodrigo Maia, e Senado, Eunício Oliveira, serão obrigados a deixar o Brasil para não se tornarem inelegíveis (veja aqui).

O entendimento, quase que pacífico, é que eles não podem assumir a presidência por causa do prazo de desincompatibilização -os dois devem ser candidatos à reeleição em seus cargos e não poderiam assumir o Planalto.

O assunto ainda segue gerando debates aqui no Maranhão, pois o vice-governador, Carlos Brandão (PRB), assumiu o Governo do Estado em substituição ao governador Flávio Dino (PCdoB) seis meses antes do pleito, período para muitos juristas vedado pela legislação eleitoral e que podem ter deixado o vice-governador inelegível para disputar a reeleição.

Apesar dessa dúvida jurídica, o governador tem assegurado que Brandão deverá novamente ser o candidato a vice-governador na chapa comunista.

É aguardar e conferir.