Com 90% das obras concluídas, mais um Ecoponto será instalado pela Prefeitura de São Luís, agora no bairro São Raimundo. A construção entra em fase final e deve ser inaugurada nos próximos dias pelo prefeito Edivaldo. O Ecoponto será o 11º entregue pelo prefeito, garantindo à população um espaço para a coleta seletiva e destinação ambientalmente adequada de materiais recicláveis ou em condições de reuso. Com isso, a Prefeitura segue avançando no cumprimento das metas estabelecidas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Além de ser uma importante política de limpeza urbana, os Ecopontos também fortalecem a cadeia produtiva de resíduos sólidos em São Luís e fomenta a economia solidária. As obras do Ecoponto São Raimundo foram iniciadas em junho deste ano. O equipamento está localizado na Rua 04, próximo ao ponto final da linha de ônibus que atende ao bairro. As baias de alvenaria para acondicionamento de materiais recicláveis já estão concluídas, faltando apenas a colocação das placas de identificação, que seguem os padrões definidos de coleta seletiva: amarelo para metal, azul para papel, vermelho para plástico e verde para vidro. As instalações sanitárias e parte administrativa também já foram concluídas.

Os operários seguem trabalhando na concretagem do piso para manobra de veículos durante a descarga nas caixas estacionárias e na pavimentação com pedra brita da área de circulação de veículos e pedestres.

Como ocorreu com os demais Ecopontos, o do bairro São Raimundo está sendo instalado em uma área conhecida por ser um ponto de descarte irregular na comunidade, deixando a localidade vulnerável à proliferação de criadouros para o mosquito Aedes aegypti, que transmite doenças como a dengue, chikungunya e zika vírus.

Implantada na primeira gestão do prefeito Edivaldo, a instalação dos Ecopontos foi um importante avanço na gestão de resíduos sólidos em São Luís. Atualmente, a capital conta com 10 equipamentos do tipo em pleno funcionamento, beneficiando 350 mil moradores de 91 bairros. Com os Ecopontos, São Luís faz parte do grupo de 7% das cidades brasileiras onde há políticas públicas efetivas de coleta seletiva e reciclagem.

Por meio dos Ecopontos, foi possível ainda fortalecer o trabalho das cooperativas de catadores, gerando emprego e renda, já que todos os materiais recicláveis descartados voluntariamente pela população de São Luís nos Ecopontos são carreados para as entidades de catadores. Com isso, a renda média mensal das cooperativas cresceu 575% nos dois anos de implantação dos Ecopontos.