Matões do Norte – Foi retomada nesta semana a obra de Construção da Escola Estadual no município de Matões do Norte. Parada há quase dois anos, a obra é fruto de uma parceria iniciada na gestão do ex-prefeito Solimar Alves e do Governo do Estado, e ficou completamente abandonada durante os 18 meses da gestão do prefeito Padre Domingos Costa.

Solimar se reuniu há cerca de um mês com o deputado estadual Glalbert Cutrim (PDT) em busca de ações para o município de Matões do Norte, na ocasião o ex-prefeito apresentou um quadro da situação atual do município, e solicitou ao deputado, apoio para que o Governo do Estado retomasse e concluísse a construção da Escola de Ensino Médio, com seis salas de aulas na sede do município.

“Atento a demanda municipal e sabendo da competência do Governo do Estado para oferecer a escola de ensino médio, na época que fui prefeito do município de Matões, fiz a doação do terreno e demos prosseguimento a todos os tramites. Infelizmente, nosso mandato terminou e o processo ficou completamente parado, prejudicando centenas de alunos do nosso município. Diante do descaso do gestor municipal, pedi apoio do nosso deputado para junto ao Governo do Estado, retomar esse sonho para os pais e filhos de Matões do Norte” destacou o ex-prefeito.

Bilhetagem – De autoria do vereador Raimundo Penha (PDT), o projeto de lei nº 155/17 foi aprovado pela Câmara Municipal de São Luís e seguirá, em breve, para sanção do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT).

A proposta amplia os horários de funcionamento dos postos que comercializam passagens do Sistema de Transporte Coletivo da capital, através de créditos eletrônicos da chamada Bilhetagem Automática. O parlamentar verificou, ainda, a existências de filas muito grandes para a aquisição do benefício, — principalmente no chamado horário de pico — o que penaliza estudantes e trabalhadores, por exemplo.

De acordo com ele, no Terminal do Distrito Industrial, nos dias úteis, a comercialização será feita no horário das 7h às 17h. Nos Terminais da Praia Grande, Cohama/Vinhais, Cohab/Cohatrac e São Cristóvão a venda será feita, de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 20h. Nos postos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) o atendimento ocorrerá das 9h às 19h, também nos dias úteis.

“Avaliamos que estender o atendimento até às 20h beneficiará estudantes e trabalhadores, que não precisarão faltar serviço ou aula para comprar os créditos”, destacou Penha, que seu projeto também estabelece um prazo máximo de 15 minutos de espera nas filas.

Codó – Juntos, a prefeitura de Codó e o INCRA fizeram a inauguração da Sala da Cidadania, localizada no Centro de Cultura, próximo à secretária de agricultura. A sala da cidadania é um importe espaço para que os moradores de comunidades e assentamentos do INCRA possam dispor em Codó de vários serviços como: emissão de comprovação de atividade rural, cadastro de contribuição de imóvel rural, declaração de aptidão agrária e atualizações diversas, dentre outros atendimentos, que antes eram realizados apenas na capital São Luís.

Estima-se que em Codó existam mais 15 mil famílias que vivem em comunidades e assentamentos do INCRA, um grande público que sofria bastante para que pudesse ter sua documentação de terra regularizada e também participar de projetos e programas dos governos: federal, estadual e municipal.

“É com muito orgulho e muita alegria, que nos estamos fazendo história na vida dos agricultores e comunidades assentadas, que esperavam dia e noite o apoio do poder público, para regularizar sua situação, produzir com mais tranqüilidade e ter sua renda. A Sala da Cidadania será um espaço para que essas famílias resolvam, aqui mesmo em Codó todas as questões sobre seus assentamentos. Parabéns a todos”, disse o prefeito Francisco Nagib.