Nesta terça-feira (03), o deputado estadual Edilázio Júnior (PSD), utilizando a Tribuna da Assembleia Legislativa, confirmou que realmente protocolou o pedido de impeachment do governador Flávio Dino (PCdoB).

“Eu protocolei aqui o pedido de impeachment contra o Governador do Maranhão, uma vez que ficou bem claro naquele memorando, no qual um Coronel da Polícia Militar, pede para que sejam investigados e fichados aqueles que são oposição e que possam causar algum tipo de embaraço às eleições vindouras. Peço ao Presidente Othelino que mande o quanto antes para os órgãos técnicos desta Casa, uma vez que todos os requisitos de admissibilidade deste pedido encontram-se lá, a legitimidade também do autor, no caso eu que fiz este pedido, e aqui eu já coloco à disposição todos os outros colegas que queiram endossar, que queiram assinar esse pedido de impeachment”, afirmou.

Edilázio assegura que no episódio, classificado como Polícia Política, o governador cometeu crime de responsabilidade e ficou configurado o abuso de poder.

“O Governador, que é a autoridade máxima do Estado, servir-se da autoridade com os seus subordinados, usar dessa subordinação para praticar o abuso de poder e no caso foi isso que o Governador fez quando deixa haver uma interferência da Polícia Militar, que é a Polícia Militar do Estado do Maranhão, quando ele quer usá-la como uma Polícia Militar política e partidária, quando ele quer usar a Polícia Militar com fins políticos. Então o crime de responsabilidade ali está caracterizado e ainda existe a omissão do próprio governo”, finalizou o parlamentar.

Defesa – O Líder do Governo na Assembleia, deputado Rogério Cafeteira (DEM), preferiu não polemizar muito o assunto, mas classificou o pedido de absurdo.

“É um absurdo tão grande que eu não tenho nem defesa a fazer sobre isso. Vou esperar que a Casa se pronuncie, mas é um total absurdo esse pedido de impeachment”, afirmou Cafeteira.]

Agora é aguardar e conferir.