A pesquisa IBOPE, divulgada nesta quinta-feira (28), confirma o favoritismo do pré-candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro. Sem Lula, Bolsonaro segue imbatível.

O levantamento registrado no Tribunal Superior Eleitoral foi encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e foi realizada entre 21 e 24 de junho, ouvindo 2 mil eleitores em 128 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

O IBOPE fez dois levantamentos, um com a presença do ex-presidente Lula (PT), que dificilmente terá condições de ser candidato, e outro sem o petista.

Com Lula, o ex-presidente segue liderando com extrema tranquilidade com 33%, seguido de longe por Bolsonaro com 15%. Todos os demais pré-candidatos não atingiram dois dígitos.

Sem Lula, o cenário mais provável de acontecer, Bolsonaro é quem lidera com 17%. A pré-candidata da REDE, Marina Silva, surge em segundo com 13%. Todos os demais pré-candidatos não alcançaram dois dígitos. Impressiona a quantidade de eleitores que dizem que irão votar branco/nulo, foram 33%.

Num levantamento espontâneo, ou seja, sem apresentar a lista dos pré-candidatos, Lula lidera com 21%, seguido de Jair Bolsonaro com 11%. Já os demais só conseguiram alcançar 2%.

Apesar de ainda faltarem aproximadamente três meses para o pleito, Bolsonaro vai se consolidando como presença certe num eventual Segundo Turno nas eleições presidenciais.

É aguardar e conferir.