A demora da Justiça Eleitoral para definir a situação das eleições municipais de 2016 em Bacabal, deixou o deputado estadual Roberto Costa (MDB) em situação extremamente delicada.

Nesta semana, o TSE não só confirmou a cassação do prefeito eleito, mas “ficha suja”, Zé Vieira, como também determinou a realização de novas eleições na cidade de Bacabal.

A Justiça Eleitoral não confirmou ainda quando efetivamente acontecerá a nova eleição em Bacabal, mas a tendência, por uma questão de logística e financeira, é que seja marcada para o dia 07 de outubro, quando das eleições gerais em todo o Brasil.

Se isso acontecer, o deputado estadual Roberto Costa, que é candidato a reeleição para a Assembleia Legislativa e foi o segundo colocado na disputa pela Prefeitura de Bacabal em 2016, terá que escolher qual eleição vai disputar.

Além disso, por mais que as eleições não sejam no mesmo dia, Roberto Costa só teria a possibilidade de disputar os dois pleitos, se a eleição em Bacabal for realizada até o dia 15 de agosto, quando termina o prazo para registro de candidaturas visando as eleições ditas gerais, pois nenhum político pode ter dois registros.

Só que convenhamos que é praticamente impossível que a Justiça Eleitoral confirme a eleição antes desse prazo, uma vez que é necessário ainda que se dê prazos para: registros de candidaturas e até para a propaganda eleitoral.

Inegavelmente, a demora da Justiça Eleitoral deixou Roberto Costa em situação delicada.