Com salas de aulas climatizadas e ambientes amplamente requalificados, a Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Monsenhor Frederico Chaves, no bairro São Francisco, foi entregue pelo prefeito Edivaldo, neste sábado (16), após passar por reforma geral de sua estrutura física. Com a disponibilização de mais uma escola da rede municipal restaurada, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), avança na implementação do programa “Educar Mais”, que executa uma série de ações visando à melhoria do ensino no município, entre estas a requalificação de dezenas de unidades da rede, para ofertar à comunidade escolar ambientes mais acolhedores e estimulantes ao processo ensino-aprendizagem.

“É uma grande alegria poder entregar à comunidade mais uma importante unidade de ensino, amplamente requalificada e apta a receber nossas crianças com qualidade e dignidade. A área da Educação sempre foi uma prioridade absoluta da nossa gestão, o que temos cumprido com muito planejamento e seriedade, mesmo diante da grave crise econômica que as administrações municipais vêm enfrentando no país. Temos muito ainda a avançar, mas temos buscado administrar com compromisso para cumprir nossa meta de chegar ao final da gestão com todas as escolas da rede municipal reformadas”, afirmou o prefeito Edivaldo, que esteve acompanhado da primeira-dama Camila Holanda e pelo secretário de Educação, Moacir Feitosa.

A unidade entregue, que há muitos anos não passava por qualquer intervenção e apresentava precário estado de conservação, recebeu todos os serviços necessários à melhoria da sua infraestrutura predial e pedagógica. A escola é uma das unidades que integram o amplo cronograma de reforma e ampliação da rede física escolar, que já contemplou cerca de 120 unidades com intervenções, ofertando mais conforto e instrumentos pedagógicos que estão mudando a realidade de centenas de escolas municipais.

A U.E.B. oferece Educação Infantil nos dois turnos, para cerca de 190 alunos. A escola conta com seis salas de aula, sala de professores, sala da diretoria, brinquedoteca e sala de recursos. Possui ainda cantina e um amplo espaço coberto utilizado para a realização de projetos e brincadeiras.

REFORMA – As intervenções realizadas na U.E.B. Monsenhor Frederico Chaves contemplaram melhorias na rede elétrica, com a troca de todo o cabeamento, lâmpadas, ventiladores, interruptores, tomadas e instalação de aparelhos de ar-condicionados em todas as salas de aula, diretoria e sala de professores. A parte hidráulica também passou por reestruturação, assim como a cobertura do prédio, com serviços de retelhamento e troca do madeiramento e do forro. As intervenções contemplaram ainda colocação de novo piso e revestimentos da cozinha e dos banheiros; troca de portas, janelas e grades, além de pintura externa e interna do prédio escolar.

A unidade também ganhou uma nova passarela coberta que se estende do portão ao pátio da escola, para proteger as crianças da chuva e sol. Para deixar o espaço ainda mais aprazível, a Prefeitura realizou na manhã deste sábado (16) serviços de roçagem em toda a área do entorno da escola.