Nesta terça-feira (05), é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e nós ainda temos muito que evoluir, mas é inegável que a cidade de São Luís, na gestão Edivaldo, deu um grande passo para isso.

O IBGE divulgou nesta terça-feira que 1/3 da população brasileira não separa o lixo orgânico do reciclável e que 76% não fazem a separação por tipo de material. Apesar disso, 88% concordam totalmente que a forma correta de descartar o lixo é separando os materiais que podem ser reciclados e 95% acham que a reciclagem é importante para o futuro do planeta.

Em São Luís, na gestão Edivaldo, essa realidade pode começar a mudar a partir dos Ecopontos, implantados pelo atual prefeito há dois anos e com resultados positivos na gestão de resíduos sólidos.

Por determinação do prefeito Edivaldo já foram instalados dez Ecopontos e com isso, combate-se o descarte irregular em vias públicas, melhora-se a saúde pública e o paisagismo urbano, preserva-se o meio ambiente e ainda promove a geração de emprego e renda para cooperativas de catadores.

A implantação dos Ecopontos é uma diretriz prevista na Lei Federal Nº 12.305/2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS), mas a Prefeitura de São Luís é uma das mais avançadas em todo no Brasil quanto ao cumprimento da PNRS e foi uma das primeiras a se adequar às novas normas ambientais e sanitárias para a gestão de resíduos sólidos.

Com dez Ecopontos em pleno funcionamento, São Luís hoje faz parte do grupo de cidades brasileiras que têm políticas efetivas de coleta seletiva e reciclagem implantadas e consolidadas. Atualmente, apenas 7% dos mais de 5 mil municípios brasileiros estão neste grupo.

Na medida em que a gestão Edivaldo oferece alternativas ao descarte irregular, dá a sua importante parcela de contribuição para a preservação do meio ambiente.