Ainda repercutiu na Sessão Ordinária desta quarta-feira (09), um decreto que será editado pelo Governo Flávio Dino sobre a questão da apreensão de veículos em débitos. Oposicionistas classificaram a medida como meramente eleitoreira e questionaram sobre os mais de 12 mil veículos que já foram leiloados.

“O governo comunista passou mais de três anos apreendendo e leiloando carros, veículos e motos. Foram mais de 12 mil veículos apreendidos e leiloados, foram 12 mil pais de família, mães, crianças que foram prejudicadas e agora, em ano eleitoral, o governador Flávio Dino quer passar para a população que não vai mais perseguir o cidadão maranhense, o trabalhador maranhense e fez ontem um Decreto de mea culpa, um decreto que comprova que ele estava errado durante três anos e meio quando ele perseguiu toda a população”, afirmou o deputado Adriano Sarney (PV).

O parlamentar lembrou que Flávio Dino deveria devolver os veículos leiloados, pois de acordo com o CBT, os veículos não deveriam ter sidos leiloados com essa celeridade toda.

“Peço ao governador Flávio Dino que reembolse as 12 mil famílias que ele retirou e leiloou o carro, que ele devolva a esses pais de família os seus veículos. O Governo Flávio Dino não poderia ter leiloado esses veículos e aqui eu utilizo o Artigo 270, do Código de Trânsito Brasileiro, que diz que o veículo poderá ser retido nos casos expressos neste código. Vamos ao Parágrafo II: ‘Não sendo possível sanar a falha no local da infração, o veículo, desde que ofereça condições de segurança para circulação, poderá ser liberado e entregue a condutor regularmente habilitado, mediante recolhimento do certificado de licenciamento anual contra apresentação de recibo, assinalando-se prazo razoável ao condutor para regularizar a situação para que o que se considerará desde logo notificado’. Ou seja, no CTB, Código de Trânsito Brasileiro, sempre existiu esse artigo, sempre existiu esse parágrafo. Por que só agora o Governador Flávio Dino faz um decreto em ano de eleição?”, indagou.

A deputada do PRP, Andrea Murad, seguiu na mesma batida. A parlamentar também classificou como eleitoreira a medida e que nenhum maranhense irá cair nessa bondade repentina do comunista.

“Ele fez agora, perto das eleições, porque ele é preocupado com a opinião pública, ele sabe que ele está ruim e ele tinha que tomar uma providência, eles têm pesquisas que falam que isso. A medida é tão eleitoreira porque se Flávio Dino quisesse, teria tomado essa medida, como eu já disse anteriormente, há muito tempo e não teria praticado essa maldade com os maranhenses. Prejudicou centenas de milhares de contribuintes, já leiloou, já multou, já perseguiu, já humilhou e agora vem e quer dar uma de anjo, de bom moço. Não, os maranhenses não são bobos”, disse.

Pelo visto ninguém acreditou na “boa intenção” do governador, afinal ele apenas passou a cumprir o que determina o Código Brasileiro de Trânsito, como sempre foi dito por oposicionistas e só o fez por estarmos num ano eleitoral.