A Prefeitura de São Luís promoverá no próximo sábado (12), uma edição especial do ‘Todos por São Luís’, programa implantado na gestão do prefeito Edivaldo. Em homenagem ao Dia das Mães, comemorado no segundo domingo de maio, os serviços acontecerão no Hospital da Mulher, localizado no Anjo da Guarda, e beneficiará especialmente as mães, que serão recepcionadas com um café da manhã e com a apresentação cultural do grupo Lamparina. Ações de saúde, oficinas, atividades culturais, entre outras iniciativas integram a programação.

A primeira-dama, Camila Holanda, coordenadora do programa, destaca a programação especial que será oferecida durante a ação. “Nossa proposta é realizar um acolhimento especial às mães que participarem do ‘Todos’ neste sábado. Esse cuidado reflete a preocupação da gestão do prefeito Edivaldo em aproximar os serviços do povo, ampliando o alcance das ações do poder público municipal, beneficiando cada vez mais a população”, conta.

O ‘Todos por São Luís’ tem como principal objetivo estreitar a relação entre a gestão municipal e as comunidades. A proposta do prefeito Edivaldo, com esta edição do programa, é oferecer um tratamento especial às mães no Hospital da Mulher, unidade de saúde municipal reformada e preparada para atender as mulheres com toda a estrutura física e de equipamentos.

A programação do ‘Todos por São Luís’ neste sábado (12) inclui a oferta de consultas médicas com clínico geral, pediatra e ortopedista, além de atendimentos nas áreas de odontologia, oftalmologia e fisioterapia. Ainda na área da saúde serão oferecidas avaliação e orientação nutricional, imunização, aferição de pressão arterial e glicemia e testes para detecção de doenças como hepatites e HIV. Durante a ação haverá, ainda, o serviço de emissão do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os serviços de saúde oferecidos durante o ‘Todos por São Luís’ contarão com o suporte do Hospital da Mulher. “A demanda é grande por esse tipo de serviço na região. Por isso, essa ação será muito boa para a população. Contribuiremos com os serviços disponibilizando nossos consultórios médicos para a realização das consultas especializadas”, destaca a diretora administrativa da unidade de saúde, Francisca Duarte.

As oficinas também fazem parte da programação da edição especial do ‘Todos por São Luís’. Serão oferecidas capacitações em origami, decoração de garrafas e tiaras, confecção de porta-retratos, porta-celular, bonecas de pano, porta-treco e chaveiros e customização de panos de prato. A ação conta, ainda, com a feira de artesanato, atendimento na área da assistência social e serviços de beleza, além de atividades culturais com apresentações da Banda da Guarda Municipal e do grupo Lamparina.

O ‘Todos por São Luís’ já realizou mais de 500 mil atendimentos, beneficiando moradores de mais de 440 bairros. Ao longo de três anos do programa, a Prefeitura de São Luís, por meio de secretarias que fazem parte da gestão municipal e através de parcerias firmadas ao longo dos anos, tem levado as ações a diversos bairros da cidade. Entre as mais de 60 edições do programa foram realizadas outras temáticas, como as voltadas para a mulher, o homem, as crianças e os idosos.

HOSPITAL DA MULHER – O Hospital da Mulher, onde o Todos por São Luís será realizado neste sábado, recebeu na gestão do do prefeito Edivaldo investimentos que podem ser constatados no último relatório de indicadores de desempenho da unidade de saúde. Tendo como base os últimos três anos, o estudo aponta que a média de atendimentos multidisciplinares passou de 61 mil atendimentos por ano em 2015 para 131 mil em 2017.

O Hospital, que até 2013 só oferecia serviços básicos ambulatoriais, passou a disponibilizar também, na gestão do prefeito Edivaldo, atendimentos de média e alta complexidade, com a implantação, inclusive, do setor de neurocirurgia e a ofertar outros serviços como o de diagnóstico e imagem, como tomografia computadorizada, eletroneuromiografia, ultrasson, raio x, entre outros exames. O Hospital da Mulher conta, atualmente, com 53 leitos, sendo 10 de UTI.