Causou surpresa em boa parte da classe política, principalmente para alguns partidos aliados do governador Flávio Dino, a decisão do comunista de apresentar oficialmente sua chapa majoritária para a disputa eleitoral de 2018, no último sábado (05).

Conforme o Blog antecipou, Flávio Dino confirmou que o vice-governador Carlos Brandão (PRB) será novamente o candidato a vice e os deputados federais Eliziane Gama (PPS) e Weverton Rocha (PDT), serão os seus dois candidatos ao Senado (reveja).

Acontece que com esta decisão, visivelmente precipitada, o comunista desagradou quatro partidos aliados – PT, DEM, PP e PR – que no mês passado haviam se posicionado contrários a essa composição e esperavam um novo momento para debater o assunto, afinal os partidos queriam ter espaço na chapa majoritária do comunista.

O Blog do Jorge Aragão conseguiu conversar com o presidente de dois desses quatro partidos no Maranhão. Os dois ouvidos pelo blog demonstraram surpresa e ainda não acreditam na oficialização da chapa e aguardam ser chamados para voltar a debater o assunto.

O deputado federal e presidente do DEM, Juscelino Filho, demonstrou surpresa na informação e reiterou que aguarda uma nova reunião para o mês de maio, conforme ficou definido na primeira reunião.

“Fiquei surpreso com as declarações pela imprensa de alguns membros do grupo político ao qual faço parte sobre essa definição de chapa, passando por cima do que ficou acertado na reunião que participei com os 14 presidentes estaduais de partidos da base aliada presentes no palácio dos Leões. Não tive a oportunidade de tratar nesse final de semana com o Governador, para discutir o assunto diretamente com ele, o que espero ocorrer em breve, provavelmente ainda nessa semana talvez, pois o que ficou definido na última reunião com todos partidos da base no palácio foi que agora em maio voltaríamos a reunir pra tratar o assunto”, afirmou Juscelino.

Lembrando que o DEM, como foi afirmado pelo próprio presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, quer um espaço na majoritária e chegou até a condicionar o apoio à reeleição de Flávio Dino a essa vaga.

PP – O Blog do Jorge Aragão também ouviu o presidente do PP no Maranhão, o deputado federal André Fufuca. O parlamentar também se disse surpreso e não acredita que o “martelo esteja batido” na composição da chapa majoritária.

“Acredito que ele [Flávio Dino] tenha externado a chapa de sua preferência, até porque se houve unanimidade na escolha da mesma, por enquanto o PP não faz parte dessa unanimidade. Porém acredito que não houve ainda definição. Até porque o acordo seria a definição da mesma em uma reunião posterior, que deverá acontecer neste mês de maio”, disse.

O Blog do Jorge Aragão tentou ouvir os presidentes do PR e PT, mas até a publicação dessa postagem não havia recebido a resposta de nenhum dos dois dirigentes – Augusto Lobato e Josimar de Maranhãozinho.

Lembrando que o PT já deixou claro que não irá apoiar a candidatura de Eliziane Gama ao Senado, uma vez que a deputada federal votou a favor do impeachment da ex-presidente da República, Dilma Rousseff (PT).

Diante dessas declarações, é melhor aguardar e conferir para saber se a chapa será mesma a anunciada no sábado e o posicionamento dos partidos políticos, diante desse novo cenário.