Diante do escândalo da Farra dos Capelães, que já ganhou repercussão nacional, o governador Flávio Dino, como de costume silenciou, mas ordenou que seus asseclas tentassem rebater a verdades com várias mentiras.

Uma das inverdades é que a maioria dos capelães nomeados foram nos governos Roseana Sarney. Entretanto, para restabelecer a verdade dos fatos, é importante antes de mais nada dizer que o cargo de capelão foi criado no Governo Jackson Lago.

Em 2009, através da Lei 8.950 de 15 de abril, o então governador Jackson Lago cria 14 cargos de capelães na Polícia Militar do Maranhão. Os cargos foram divididos em Tenente-Coronel (01), Major (02), Capitão (04) e 1º Tenente (07). Em julho do mesmo ano, Jackson Lago nomeia os 14 capelães – Diário Oficial de 03 de julho.

Depois disso, novos cargos só foram criados no Governo Flávio Dino, que de maneira abusiva e escandalosa, criou mais 36 cargos, ou seja, mais do que dobrou o número existente e fez com que os estados que mais se “aproximam” do Maranhão possuem 10 vezes menos o número de capelães da gestão comunista.

E essa é a verdade sobre os capelães do Maranhão.