O deputado estadual Raimundo Cutrim (PCdoB), nesta segunda-feira (23), não poupou críticas ao secretário de Segurança Pública do Maranhão, Jefferson Portela (PCdoB). As críticas, da Tribuna da Assembleia, foram por conta do vídeo onde um policial militar afirma que Portela pediu para que ele incriminasse o parlamentar e o delegado Thiago Bardal com uma quadrilha de contrabandistas.

Cutrim afirmou que os fatos do fim de semana, incluindo também o memorando da Polícia Militar onde é ordenado o “fichamento” de adversários políticos do governador Flávio Dino (PCdoB), demonstram a podridão que se encontra a Segurança Pública do Maranhão.

“Os fatos que trago a esta Casa são de natureza gravíssima, são de uma gravidade extrema e revelam a podridão do sistema de segurança pública do nosso estado. Se eu sou delegado da Polícia Federal, fui secretário de Segurança pública por muitos anos e hoje estou deputado, por pouco não tenho o nome lançado na lama como criminoso, como integrante de uma quadrilha, ou seja, associação criminosa, então a que tipo de abusos não estão submetidos os demais cidadãos? Esta Casa não pode fingir que tais fatos não ocorreram. Os ofícios e memorandos circulares da Polícia Militar estão aí divulgados na mídia, inclusive em rede nacional, e o vídeo do policial narrando a trama sórdida e covarde para incriminar um deputado”, afirmou Cutrim.

O parlamentar deixou claro que o atual secretário é um irresponsável e desequilibrado. Raimundo Cutrim pediu aos colegas a abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar as graves denúncias e solicitou do governador Flávio Dino a exoneração de Jefferson Portela.

“A tentativa criminosa do Secretário de Segurança Pública tentando me envolver em uma quadrilha ou associação criminosa de contrabandistas, reflete em uma irresponsabilidade sem precedentes quanto à sua função pública. O que presenciamos hoje é um Secretário de Segurança Pública desequilibrado, que chega ao ponto de comprometer o governador. Sua permanência no cargo fragiliza o respeito ao Governador do Estado, ao ponto de suas atribuições, de suas ações e omissões, chegarem às redes nacionais, e inclusive ao Fantástico. Que vergonha para o nosso povo. Governador, a permanência de Jefferson Portela compromete o seu governo e desrespeita a Assembleia. Confio no governo que faço parte e espero que, como foram exonerados os responsáveis da circular, que seja também exonerado da função de Secretário de Segurança Pública. Sugiro também fazermos uma CPI, vamos assinar para que tenha a assinatura dos 42 deputados, para que a gente possa trazer isto a limpo, para que fatos desta natureza não possam mais ocorrer em nosso Estado”, finalizou.

E olha que quem está pedindo a abertura de uma CPI e a “cabeça” de Jefferson Portela é um deputado da base governista e do mesmo partido do governador e do secretário de Segurança.

Resta saber se a Assembleia Legislativa e o governador Flávio Dino vão atender as solicitações do parlamentar ou se simplesmente vão “virar as costas” para Raimundo Cutrim.

É aguardar e conferir.