O lançamento oficial do programa Alfabetiza Codó aconteceu no auditório da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus Codó. O evento contou com a presença do prefeito Nagib, do secretário de governo João dos Plásticos, secretário de educação, Paulo Buzar, professores da rede pública municipal, pais e alunos do 1º e º2 anos. Na ocasião foram distribuídos materiais estruturados de alfabetização.

“É com muita satisfação que estamos realizando este lançamento simbólico da segunda etapa do Alfabetiza Codó, reunido professores, pais e os alunos dos 1º, 2º anos, da sede e pólos da zona rural para a distribuição do material didático e pedagógico, além da formação de nossos professores. Nosso maior objetivo é fazer com nossas crianças sejam preparadas para uma alfabetização correta e na idade certa. Por isso o prefeito Nagib está concentrando todos os esforços para que o programa seja realizado da melhor forma possível e que atinjamos as nossas metas”, disse o secretário de educação Paulo Buzar.

O Programa Alfabetiza Codó tem como meta alfabetizar todas as crianças de até sete anos de idade. O programa segue o modelo aplicado em Sobral e outros municípios cearenses, que conseguiram elevar seus indicadores educacionais, como, por exemplo, o IDEB. A editora Aprender é parceria neste programa, prestando assessoria pedagógica e fornecendo os kits que contem mochila, livros, cartilhas, guias de orientações e outros materiais de apoio.

“Um momento muito importante, onde iniciamos aqui uma nova fase para a educação de nossas crianças, dando condições a elas e aos educadores de realizarem um bom trabalho. Nossa meta e alfabetizar melhor nossas crianças e na idade adequada, erradicar o analfabetismo e elevar nossos índices educacionais. Para tanto é preciso oferecer material didático e pedagógico de qualidade, formação para nossos professores e todas as condições para que nossas crianças estejam motivadas a aprender cada vez mais. Essa será a receita do sucesso do Alfabetiza Codó e temos a certeza que irá elevar o nosso IDEB e proporcionar o aprendizado que sonhamos para nossas crianças”, disse o prefeito Francisco Nagib.