O deputado Zé Reinaldo Tavares (PSDB) fez um pronunciamento, na tarde desta quarta-feira (11), convocando a classe política para ações emergenciais em favor dos atingidos pelas enchentes. Além de prestar solidariedade às vítimas e aos prefeitos, Tavares informou da realização de uma reunião marcada para hoje no Ministério da integração, com a presença Defesa Civil, para que os municípios maranhenses possam receber o apoio necessário.

“Precisamos ajudar os prefeitos e a população”, declarou. Após a reunião, o deputado informou que prefeitos precisam iniciar o processo de declarar a urgência e completar o processo no sistema da Defesa Civil no Ministério da Integração

Reinaldo, que é engenheiro, explicou que a falta de manutenção das estradas só agrava o problema. As fortes chuvas de ontem provocaram o rompimento de um trecho do Km 326, da BR 135, que fica a seis quilômetros do município de Presidente Dutra. Uma cratera foi formada e os carros que tentaram atravessar se equilibravam por meio de um cabo de aço. Os municípios mais atingidos foram Marajá do Sena, Tuntum, Trizidela e Pedreiras. O problema está tendo repercussão nacional.

“Nesse momento é muito importante a presença do Governo do Estado, é preciso que o Governo chegue com máquinas, alimentos para a população, colchões, transferência”, defendeu o deputado, sem citar a ausência do governador do Maranhão, Flávio Dino, que ontem (10), estava em Curitiba para prestar solidariedade ao ex-presidente Lula.