Desde que anunciou rompimento com o Grupo Sarney, quando já era governador do Maranhão, José Reinaldo Tavares jamais retornou ao seu grupo político de origem, mesmo já passados mais de dez anos do fato.

É claro que o tempo se encarregou de enterrar algumas mágoas e curar algumas cicatrizes, os sentimentos não são mais os mesmos do momento do rompimento, até pelo fato de José Reinaldo nutrir muita gratidão e afeto pelo ex-presidente da República, José Sarney, uma espécie de seu padrinho político.

Entretanto, José Reinaldo, até agora e em momento algum, mesmo com o duro e traiçoeiro golpe que recebeu do governador Flávio Dino, cogitou retornar ao seu antigo grupo político, como alguns asseclas do comunista insinuaram.

José Reinaldo deixou claro, mais uma vez, em recente entrevista que seu caminho não seria retornar ao antigo grupo político. “Não voltarei ao Grupo Sarney”, afirmou mantendo seu posicionamento desde à época em que se transformou em governador.

José Reinaldo Tavares também foi coerente ao negar apoio ao senador Roberto Rocha na disputa pelo Governo do Maranhão. Tavares e Rocha acabaram virando desafetos dentro do PSB e muito pelo fato do ex-governador ter ficado ao lado de Flávio Dino, mesmo depois que o comunista traiu e não cumpriu com o combinado com o senador.

O curioso é que Tavares e Rocha disputaram o PSB e findou que ninguém ficou no partido. Entretanto, com a negativa injusta de Flávio Dino em lhe dar uma vaga na sua chapa majoritária para a disputa ao Senado, José Reinaldo poderia ter tentado uma reaproximação, até natural, com Roberto Rocha e compor uma chapa, afinal ambos sentiram o dissabor da traição do comunista.

Só que, novamente, José Reinaldo, mesmo diante de um momento complicado e às vésperas de sacramentar um sonho antigo, a disputa pelo Senado, o ex-governador manteve sua coerência política e sacramentou o nome do seu candidato ao Governo do Maranhão para 2018.

“Nessas eleições vou apoiar Eduardo Braide, para governador. Acredito muito nele, um jovem e promissor talento que desponta na política do Maranhão, com muito futuro”, finalizou.

Certo para alguns, errado para outros, cogitado no DEM, PTB e PSDB, independente do que venha acontecer, uma coisa ninguém pode negar, mesmo com todos os dissabores sofridos e inesperados, o ex-governador, atual deputado federal e pré-candidato ao Senado, José Reinaldo Tavares, tem mantido a sua coerência política.