Ainda repercute no meio político a inexplicável e injustificável traição do governador Flávio Dino (PCdoB) para com o deputado federal José Reinaldo. É bem verdade que o ex-governador não é a primeira, e muito menos será a última vítima de traição do comunista, basta lembrar o exemplo do também ex-governador Jackson Lago.

Entretanto, é de conhecimento de todos que foi José Reinaldo o responsável pela primeira eleição de Flávio Dino, ainda em 2006, para a Câmara Federal. O ex-juiz, desconhecido da maioria absoluta dos maranhenses, com a ajuda fundamental do seu “padrinho político” conseguiu mais de cem mil votos e foi o quarto mais votado naquela eleição.

Só que para tentar derrotar o Grupo Sarney e eleger seu “afilhado político”, José Reinaldo foi para o sacrifício, abriu mão de inúmeras ofertas, de uma disputa para o Senado e cumpriu seu governo até o fim, ficando sem mandato depois que deixou o Palácio dos Leões.

Por essa atitude, reconhecida pela maioria dos políticos, José Reinaldo jamais imaginou que fosse apunhalado, ainda mais por quem ele estendeu a mão e iniciou na carreira política.

O certo é que a traição de Flávio Dino acaba abrindo caminho para a deputada federal Eliziane Gama (PPS), que deve a qualquer momento ser anunciada como candidata ao Senado na chapa do comunista.

Alguns poderiam até questionar: e o PT ??? Já que os petistas querem espaço na chapa majoritária. Para Flávio Dino, apesar da grita de alguns petistas, como foi o caso do deputado federal Zé Carlos, o PT é “peixe pescado” e terá com o comunista, como sempre teve, o papel de mero figurante.

É aguardar e conferir.