O ex-deputado e analista político, Joaquim Haickel, utilizando as redes sociais, fez algumas observações pertinentes sobre a situação do deputado federal José Reinaldo Tavares (PSB), que tem trabalhado para ser candidato ao Senado, com o apoio do governador Flávio Dino (PCdoB).

Apesar de ter sido fundamental na primeira eleição de Dino, ainda em 2006, quando o comunista virou deputado federal, Zé Reinaldo segue com dificuldades para viabilizar seu nome na chapa do governador.

Com o nome do também deputado federal Weverton Rocha (PDT), sendo praticamente favas contadas na chapa ao Senado, resta apenas uma vaga, que está sendo disputada por Zé Reinaldo, mais dois deputados federais – Waldir Maranhão (Avante) e Eliziane Gama (PPS), isso sem falar no PT, que quer espaço na chapa majoritária do comunista.

Joaquim Haickel questiona inicialmente com quem Zé Reinaldo tem mais identificação, se com José Sarney ou Flávio Dino??? Depois pergunta quem tem uma dívida maior com Zé Reinaldo, José Sarney ou Flávio Dino???

Na sequência, Haickel além de assegurar que um dos grandes erros de José Sarney foi permitir a saída de Zé Reinaldo do seu grupo político, afirma que o ex-governador é destemido e que sabe fazer o jogo político.

Por fim, Haickel deixa um recado que pode servir para muita gente na política. A falta de fidelidade a aliados verdadeiros pode ser crucial e decisiva num embate eleitoral.