Raposa e Paço do Lumiar foram os últimos dos treze municípios da grande ilha e cidades em torno que englobam a região metropolitana, a receber o seminário metropolitano, realizado pelo Governo do Estado através da Agência Executiva Metropolitana. Lideranças políticas, sindicalistas e a sociedade civil estiveram nos eventos, e tiveram a possibilidade de discutir questões importantes e sugerir medidas para serem levadas ao colegiado, presidido pelo governador Flávio Dino.

Com o objetivo de divulgar a importância da metropolização e cumprir o que determina a legislação, o Governo do Maranhão realizou os seminários preparatórios para a conferência, que será realizada nos dias 10 e 11 de outubro, na capital. O processo visa implantar a gestão plena da região metropolitana da grande São Luís (RMGSL) e a governança Inter federativa.

Para o presidente da Agência Metropolitana, Pedro Lucas Fernandes, “é de suma importância os eventos em Paço e na Raposa, fico feliz com a participação da sociedade civil, dos conselhos presentes e pela parceria dos municípios com o Governo do Estado ”, concluiu o presidente.

A prefeita do Município de Raposa, Talita Laci, falou da expectativa da cidade ser beneficiada com esse processo de metropolização realizada pelo Governo do Estado em parceria com as prefeituras, “nessa gestão as políticas públicas vão sair do papel e a população vai sentir em breve os benefícios dessa gestão integrada ”, completou a prefeita.

O prefeito do município de Paço do Lumiar, Domingos Dutra, falou sobre a importância dos seminários, “esses seminários são uma etapa do processo de concretização da região metropolitana, que há vinte e sete anos foi criada pela constituição, mas ficou morta, porque nenhum governador do Estado tinha se interessado, o governador Flávio Dino resolveu botar esse tema na agenda e efetivar a região metropolitana, então os seminários são uma etapa fundamental para a participação popular e para que seja um sucesso a implantação da região metropolitana.”, concluiu o prefeito.

Andréia Moraes faz parte da associação de moradores do residencial Menino Gabriel, em Paço do Lumiar e deu a sua contribuição no seminário, ela falou da importância da participação da comunidade nesse processo, “

Os Seminários também contaram com a importante colaboração das Secretarias de Estado das Cidades (Secid), Desenvolvimento Social (Sedes), Educação (Seduc), Turismo (Sectur), que enviaram técnicos para fazer exposições sobre temas relacionados à discussão.

Mais informações e inscrições para a I Conferência Metropolitana da Grande São Luís, através do site www.agem.ma.gov.br.