Entre os pontos positivos da gestão Edivaldo Júnior, à frente da Prefeitura de São Luís, está o sucesso da parceria público/privada que foi implantada na capital maranhense na administração do pedetista.

Em tempos de crise financeira, escassez de recurso e diminuição de repasses do Governo Federal, a parceria público/privada tem sido uma excelente alternativa e gerado obras que estão proporcionando melhorias importantes para o trânsito de São Luís.

Na semana passada, a Prefeitura iniciou as novas obras de intervenções no trânsito na região do São Cristóvão, em parceria com a faculdade Pitágoras, como compensação em decorrência do impacto no tráfego gerado pelo empreendimento na cidade. Os serviços vão promover a melhoria da mobilidade urbana de uma das áreas da capital que apresenta intenso fluxo de veículos e grandes congestionamentos principalmente nos horários de pico.

“Estamos investindo firme na melhoria da estrutura viária da capital com o objetivo de dar mais fluidez ao trânsito e mais conforto e segurança para a população. Com uma receita limitada temos buscado parcerias para a realização de intervenções viárias que garantam mais mobilidade urbana e os resultados já são sentidos pela população a partir de intervenções feitas com o apoio do Governo do Estado, a exemplo da Forquilha, e com a iniciativa privada, a exemplo das modificações feitas em um trecho da Avenida Carlos Cunha e na Daniel de La Touche”, disse o prefeito Edivaldo.

Também em parceria com o Pitágoras, a SMTT está concluindo as intervenções na região da Cohab. As modificações incluem retiradas dos sinais com o objetivo de garantir mais agilidade ao trânsito. A avenida foi ampliada no sentido Cohab/Centro, dos dois lados, com a retirada dos canteiros centrais, cujo trecho passará a servir de retorno no sentido da esquerda – Centro/bairro e bairro/Centro. Foram retirados os três cruzamentos semafóricos ao longo da avenida – em frente ao supermercado, outro próximo à escola municipal e o último, após a escola, e implantar um novo semáforo.

Está em fase de execução a intervenção de reordenamento viário, em parceria com a MRV Engenharia, nos cruzamentos das avenidas São Luís Rei de França com General Arthur Carvalho e Rua Boa Esperança. O Termo de Cooperação Técnica foi assinado pelo prefeito Edivaldo e o coordenador de Desenvolvimento Imobiliário da MRV Engenharia, George Cabral, em ato realizado no Palácio La Ravardière, em julho.

Por meio da parceria será feita a inversão dos sentidos do trânsito da Avenida General Arthur Carvalho e da Estrada da Vitória (acesso ao Parque Vitória). A mudança vai transformar as duas vias em mão única, sendo que na Arthur Carvalho os veículos circularão apenas no sentido da Avenida São Luís Rei de França; e a Estrada da Vitória permitirá o trânsito somente para quem trafega se dirigindo ao Parque Vitória, fechando o sentido oposto.

Integram ainda a relação de obras realizadas pela Prefeitura em parceria com o setor público a executada na Avenida Carlos Cunha, próximo ao Banco do Brasil que teve a parceria do condomínio Pleno Residencial. O local, onde era frequente grandes engarrafamentos, hoje tem um trânsito que flui bem melhor. Na região, houve a retirada do canteiro central permitindo a criação de duas novas faixas. Dessa forma, a avenida passou a possuir cinco faixas, sendo uma exclusiva para quem vai entrar para a Avenida Odorico Mendes e quatro para quem segue em direção ao Calhau.

Outra avenida de grande congestionamento que recebeu intervenções resultantes da parceria público-privada foi a Avenida Daniel de La Touche, bairro Maranhão Novo. Os serviços foram realizados em parceria com o Shopping da Ilha.

E assim a gestão Edivaldo dá um bom exemplo que, mesmo diante da crise e das dificuldades, vale muito a capacidade dos gestores em encontrar alternativas para os momentos complicados.