Ícone do site Blog do Jorge Aragão

No centro do debate

Pelo menos quatro maranhenses com atuação em Brasília estão no epicentro de alguns dos principais debates em voga na República atualmente.

No Senado, o presidente do Conselho de Ética, senador João Alberto (PMDB), arquivou recentemente um pedido de cassação do senador Aécio Neves (PSDB) formulado pelo Rede Sustentabilidade e pelo PSOL.

Mas ele ainda não saiu dessa discussão, porque os dois partidos conseguiram as assinaturas necessárias para recorrer da decisão e agora aguardam julgamento pelo plenário. João Alberto participará da votação.

Em outra comissão, ainda no Senado, caberá ao senador Roberto Rocha relatar a indicação da procuradora Raquel Dodge para o comando da Procuradoria-Geral da República (PGR). Ele já deu a entender a jornalistas na capital federal que emitirá parecer favorável.

Já na Câmara, os deputados Rubens Júnior (PCdoB) e Juscelino Filho (DEM) integram a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, portanto, estão entre os primeiros que analisarão a denúncia do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, contra o presidente Michel Temer (PMDB).

É para lá que o pedido de prosseguimento da ação será encaminhado assim que o peemedebista for notificado da sua leitura em plenário, o que ocorreu na tarde de quinta-feira, 29.

Em todos os casos, as decisões a serem tomadas vão reverberar no Maranhão.

Coluna Estado Maior

Sair da versão mobile